Como construir um ChatBot usando Dialogflow

1- Intents-TypesÉ preciso identificar claramente todas as intenções possíveis do usuário. Classifico as intenções dos usuários em 2 tipos principais:

  • info request intent: trata-se de um pedido de informações referente um determinado assunto.
    • infoR1: pedido simples de informações, que podem ser fornecidas sem que seja necessário ao usuário fornecer outra informação antes;
      • Não utiliza parâmetros de Entidades
    • infoR2: pedido de informações, mas que para serem fornecidas é preciso retornar uma pergunta (“prompt”), para que o usuário possa fornecer uma outra informação antes (necessária para fornecer as informações solicitadas);
      • Requer a confirmação de um parâmetro da Entidade relacionada para poder dar uma resposta
    • infoR3: pedido de informações com as mesmas propriedades do tipo infoR2, porém sendo preciso também executar uma consulta para retornar uma informação atualizada externamente ao bot;
      • Requer a confirmação de um parâmetro da Entidade relacionada para poder dar executar uma consulta para obter uma resposta;

 

infoR1: informações simples, respostas fixas, sem necessidade de parâmetros

infoR2: informações seletivas, respostas dinâmicas, com necessidade de parâmetros

infoR3: informações seletivas, respostas dinâmicas, com necessidade de parâmetros e consulta de dados via webhook

 

  • action request intent: trata-se de uma interação cujo resultado necessita ser “exportado”. Por exemplo: Se o usuário realiza um pedido de suco, este pedido necessita ser processado externamente para ser efetivamente entregue ao usuário.
    • actionR1
    • actionR2
    • actionR3

 

2. Intents Match-Types: Trata-se de definir de que forma uma intent será chamada a partir da interação feita pelo usuário. Uma intent poderá ser chamada a partir de uma ou mais das seguintes maneiras abaixo:

    • T: será chamada por meio das Trainning phrases definidas
      • Tipo de respostas: fixa
    • E: será chamada por meio dos Parâmetros definidos em uma Entidade (objeto)
      • Tipo de resposta: dinâmica
    • C: será chamada por meio de um Contexto
      • Tipo de resposta: dinâmica

Importante: É possível combinar várias formas de configurar a forma como uma intent será chamada. Podemos por exemplo ter uma combinação “TE”. Dessa forma, se a identificação ocorrer por meio de parâmetros, uma resposta dinâmica poderá ser fornecida. Quando o Match não ocorrer por parâmetro, mas sim por meio de uma Trainning Phrase, então uma outra resposta fixa poderá ser fornecida.

 

 

 

 

 

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