155 "[ A ARTE DE VER A FLORESTA E AS ÁRVORES ]
Todos nós conhecemos a metáfora de sermos capazes de “”nos distanciarmos”” o suficiente para “”ver a floresta, além das árvores””. Porém, infelizmente, muitos de nós, quando nos distanciamos, vemos apenas “”muitas árvores””. Escolhemos uma ou duas favoritas e concentramos nelas nossa atenção e nossos esforços de mudança.
Um dos maiores benefícios proporcionados pelo pensamento sistêmico é a possibilidade de se distinguir mudanças de alta alavancagem e mudanças de baixa alavancagem em situações bastante complexas.
Na verdade, a arte do pensamento sistêmico está em ver através da complexidade, enxergando as estruturas subjacentes que geram a mudança. Pensamento sistêmico não significa ignorar a complexidade. Ao contrário, significa organizá-la em um história coerente que lance uma luz sobre a causa dos problemas e sobre a forma que eles podem ser solucionados de maneira duradoura.
A crescente complexidade do mundo atual leva muitos gerentes a presumir que não possuem as informações necessárias de que precisam para agir com eficácia. Eu sugeriria que o “”problema de informação”” fundamental que os gerentes enfrentam não é a falta de informação, mas sim o excesso de informações. O que mais precisamos é encontrar meios de distinguir o que é importante do que não é importante, identificar as variáveis nas quais devemos focar e as variáveis nas quais devemos prestar menos atenção – e precisamos de formas de fazer isso que possam ajudar grupos ou equipes a desenvolver uma compreensão compartilhada.”
164 "[ A ARTE DE VER A FLORESTA E AS ÁRVORES ]
Dominar os arquétipos básicos como o de crescimento e subinvstimento é o primeiro passo para desenvolver a capacidade de ver a floresta e as árvores – de ver a informação em termos de padrões amplos e detalhados. Só quando enxergamos os dois podemos responder ao desafio da complexidade e da mudança.
No entanto, dominar a linguagem do pensamento sistêmico exige também outras disciplinas complementares de aprendizagem. Cada uma delas contribui com importantes princípios e ferramentas que tornam os indivíduos, equipes e organizações mais capazes para deixar de ver o mundo de uma perspectiva linear e passar a ver e agir dentro da perspectiva sistêmica.”
Be the first to comment on "A Quinta Disciplina: Peter M. Senge – A Arte de ver a floresta e as árvores"