Lançamentos Financeiros

Sistema: AWD Online – Módulo: Financeiro – Tela: Cadastro de Lançamentos Financeiros

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1. Descrição

A tela de cadastro de “Lançamentos Financeiros” irá possibilitar:

  • cadastro de contas a receber “avulsas” (s/ movimento de venda de origem);
  • cadastro de contas à pagar “avulsas” (s/ movimento de entrada de origem);
  • manutenção do cadastro de contas à receber – contratos tipo mensais;
  • manutenção do cadastro de contas à receber – contratos tipo prestação de serviço;
  • manutenção do cadastro de contas à receber – ordens de serviço;
  • execução de procedimentos financeiros, liberados de acordo com as permissões concedidas ao usuário;

2. Campos Utilizados:

2.1. EmpresaRefere-se à empresa recebedora (no caso de contas à receber) ou pagadora (no caso de contas à pagar). A lista de empresa deve ser atualizada com o Nome Fantasia da tabela EMPRESA.

  • Nome da tabela relacionada: EMPRESA. Campos: Código da Empresa, Razão Social, Nome Fantasia;

2.2. Status: Indica o status do lançamento financeiro. O mesmo pode estar em ABERTO, LIQUIDADO ou CANCELADA. O status é automaticamente atualizado pelo sistema. Não pode ser alterado diretamente pelo usuário (necessita ser alterado via procedimento).

2.3. Código do Lançamento: Número sequencial único gerado automaticamente pelo sistema (chave primária). Não pode ser alterado.

2.4. Tipo de Lançamento: Indica o tipo de lançamento financeiro.

2.1.1. Tipo: Contas à Pagar Avulso

2.1.2. Tipo: Contas à Receber Avulso

2.1.3. Tipo: Contratos Mensais 

2.1.4. Tipo: Contratos Prest. Serviço

2.1.5. Tipo: Ordens de Serviço 

2.1.6. Tipo: Lançamentos Financeiros 

  • Nome da tabela relacionada: TIPOLANÇAMENTO. Campos: Código do Tipo de Lançamento, NomeTipoLançamento, Natureza (Entrada/Saída); Possui Vínculo com Documento de Origem (S/N);

2.5. CPF/CNPJ: Número do CPF ou do CNPJ do cliente;

2.6. Código: Número do cliente;

2.7. Nome/Razão Social: Nome do cliente pessoa física ou a Razão Social do cliente pessoa jurídica;

2.8. Data de Emissão: Refere-se à data de emissão do lançamento financeiro. Quando o lançamento financeiro é cadastrado manualmente é a data atual; quando o lançamento é gerado automaticamente a partir de um movimento de venda é a data em que o lançamento foi gerado.

2.9. Número do Doc. de Origem: Campo obrigatório para os tipos de lançamentos que possuem o parâmetro “Possui Vínculo com Documento de Origem” marcado (opcional para os lançamentos avulsos); Quando possuir documento de origem, este campo não pode ser alterado pelo usuário.

2.10. Número da Parcela: Este campo é atualizado automaticamente quando na geração de lançamentos a partir do faturamento de um documento de origem ou ao salvar um lançamento financeiro avulso. Depois disso o mesmo não pode mais ser alterado pelo usuário (bloquear alteração do campo);

2.11. Data de Vencimento: Indica o vencimento atual para pagamento/recebimento do lançamento financeiro. Quando salvo pela primeira vez, apresenta como sugestão o Vencimento Original. A data de vencimento também pode ser alterada diretamente pelo usuário (será alterada via procedimento).

2.12. Vencimento Original: Uma vez salvo o vencimento original, seja através da inserção de um lançamento avulso ou da geração de um lançamento a partir de um documento de origem, o mesmo não pode ser mais alterado pelo usuário (bloquear alteração do campo);

2.13. Valor do Lançamento: É o valor atualizado a ser pago/recebido (valor do principal). Ele só pode ser informado pelo usuário quando no cadastro (inserção), não podendo ser alterado pelo usuário (somente via procedimento);

2.14. Valor Original: Uma vez salvo o valor original, seja através da inserção de um lançamento avulso ou da geração de um lançamento a partir de um documento de origem, o mesmo não pode mais ser alterado pelo usuário (bloquear alteração do campo);

2.15. Juros/Cálculo(valor ou %): Indica o percentual ou o valor de juros COMPOSTOS a ser aplicado sobre o valor original a ser apurado entre a data de pagamento e a data de vencimento do lançamento financeiro.

2.16. Multa/Cálculo (valor ou %): Indica o percentual ou valor da multa que deve ser somado ao valor a ser pago quando no pagamento/recebimento do lançamento.

2.17. Valor dos Juros: Exibe o valor dos juros calculado no item 2.6. (apenas exibição)

2.18. Valor da Multa: Exibe o valor da multa calculada no item 2.7. (apenas exibição)

2.19. Valor Desconto: Permite que seja informado o valor de desconto a ser concedido sobre o valor Total DIMINUINDO o valor final a ser pago/recebido.

2.20. Valor Acréscimo: Permite que seja informado um valor adicional a ser aplicado sobre o valor Total AUMENTANDO o valor final a ser pago/recebido.

2.21. Valor Total: É o valor Original somado ao Valor dos Juros, Valor da Multa, deduzido do Valor do Desconto e somado ao valor do Acréscimo.

2.22. Forma de Cobrança: Indica qual a forma de cobrança a ser utilizada para recebimento/pagamento do lançamento financeiro. Exemplo: Boleto, Depósito em C/C, TED, Dinheiro, etc.

  • Nome da tabela relacionada: FORMACOBRANÇA. Campos: Código da Forma de Cobrança, NomeFormaCobrança.

2.23. Conta: Indica a conta onde o valor do lançamento será/foi recebido/pago. Exemplo: Conta Itaú Ag. 0345 c/c 02345-6; Caixa Dinheiro Adm; Conta Bradesco Ag. 2123 c/c 0198-2.

  • Nome da tabela relacionada: CONTAEMPRESA. Campos: Código da Conta Cobrança, Nome da Conta Cobrança.

2.24. Centro de Custo: Indica qual o centro de custo onde deve ser apropriado o pagamento/recebimento. Devem ser listados apenas os Centros de Custos referente à EMPRESA selecionada pelo usuário. Exemplos: Administração, Monitoramento, Financeiro, Serviços, etc.

  • Nome da tabela relacionada: CENTROCUSTO. Campos: Código do Centro de Custo, Descrição do Centro de Custo, Código da Empresa (Fk tabela EMPRESA).

3. Procedimentos:

3.1. Localizar()/Novo()/Salvar()/Excluir()/Imprimir()/Copiar(): Estes procedimentos possuem o mesmo comportamento dos procedimento detalhados na tela de clientes, com os respectivos nomes.

3.2. Salvar Múltiplos Lctos(): Permite que o usuário múltiplos lançamentos a partir do cadastro de um lançamento original. O usuário deverá informar o número total de lançamentos e o intervalo de vencimento entre os lançamentos (padrão 30 dias). O sistema então irá salvar o número total de lançamentos informado pelo usuário, atribuindo ao primeiro lançamento os dados informados na tela. Os campos a serem atualizados à cada lançamento são: Número da Parcela: p/n, onde “p” é o número do lançamento e “n” o número total de lançamentos; Data de Vencimento e Vencimento Original: Devem ser calculados progressivamente a partir do vencimento da parcela 1, somando o intervalo de vencimento a cada parcela gerada.

3.3. Liquidação(): O usuário poderá adicionar/cancelar um valor de liquidação de um lançamento. A liquidação será um lançamento LIQUIDADO, tendo como documento de origem o lançamento original, ou seja, o lançamento que recebeu a liquidação.

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Passo 1: O usuário necessitará confirmar os seguintes campos: (todos os demais campos não poderão ser editados)

  • PERCENTUAL OU VALOR DOS JUROS
  • PERCENTUAL OU VALOR DA MULTA
  • FORMA DE RECEBIMENTO
  • CONTA
  • VALOR PAGO/RECEBIDO
  • DATA DE LIQUIDAÇÃO

Passo 2.a: Se o lançamento foi Pago/Recebido DENTRO do Vencimento: Necessita calcular (após clicar no botão Liquidar) e atualizar a tela:

  • Valor dos Juros = zero;
  • Valor da Multa = zero;
  • Se VALOR PAGO/RECEBIDO < VALOR DO LCTO
    • Valor do Desconto = VALOR DO LCTO – VALOR PAGO/RECEBIDO
    • Valor do Acréscimo = zero
  • Se VALOR PAGO/RECEBIDO > VALOR DO LCTO
    • Valor do Desconto = zero
    • Valor do Acréscimo = VALOR PAGO/RECEBIDO – VALOR DO LCTO

Passo 2.b: Se o Lançamento foi Pago/Recebido FORA do Vencimento: Necessita calcular  (após clicar no botão Liquidar) e atualizar a tela:

  • Dias vencido = DATA LIQUIDAÇÃO – DATA VENCTO
  • Valor dos Juros = Calcular os juros do VALOR DO LCTO durante o tempo de Dias vencido;
  • Valor da Multa = Calcular a multa sobre o VALOR DO LCTO;
  • Se VALOR PAGO/RECEBIDO < VALOR DO LCTO
    • Valor do Desconto = (VALOR DO LCTO + Juros + Multa) – VALOR PAGO/RECEBIDO
    • Valor do Acréscimo = zero
  • Se VALOR PAGO/RECEBIDO > VALOR DO LCTO
    • Valor do Desconto = zero
    • Valor do Acréscimo = VALOR PAGO/RECEBIDO – (VALOR DO LCTO + Juros + Multa);
  • Se VALOR PAGO/RECEBIDO < VALOR DO LCTO:

    • Precisa GERAR um LCTO DE LIQUIDAÇÃO e ALTERAR o Lançamento Original com os valores acima calculados e confirmados pelo usuário, mas o mesmo permanecerá com o STATUS igual à ABERTO;
  • Se VALOR PAGO/RECEBIDO > VALOR DO LCTO:

    • Apenas altera o STATUS do Lançamento Original para LIQUIDADO e atualiza os campos com os valores acima calculados e confirmados pelo usuário;

3.4. Alteração de Vencimento(): O usuário poderá adicionar/cancelar uma alteração de vencimento. A alteração de vencimento irá ajustar o lançamento, alterando a data de vencimento e aplicando os juros e multa especificados.

<este procedimento ainda precisa ser melhor detalhado>

3.5. Reparcelamento(): O usuário poderá reparcelar um lançamento. Neste caso, o lançamento original deverá ser cancelado, pois será substituído por novos. Neste procedimento o usuário informará em quantas vezes ele deseja parcelar o lançamento e confirmar as taxas de juros e multa.

<este procedimento ainda precisa ser melhor detalhado>

3.6. Histórico de Alterações: Nesta guia serão listadas todas as alterações que são permitidas à serem feitas diretamente no lançamento (que não são feitas via procedimento).

<este procedimento ainda precisa ser melhor detalhado>

 

 

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