Sistema: AWD Online – Módulo: Geral – Tela: Cadastro de Clientes
1. Descrição:
Nesta tela será feita a manutenção do cadastro de clientes. Entende-se como “cadastro de cliente” o cadastro de qualquer pessoa, física ou jurídica, que possua um relacionamento com a AWD gerenciado pelo sistema. Este cadastro pode ser simplificado ou normal. O que irá diferenciar um de outro serão os campos obrigatórios para preenchimento do usuário (os campos mínimos obrigatórios para o cadastro simplificado e normal necessitam ser definidos pelo cliente).
2. Campos Utilizados:
2.1. Número: Refere-se ao número do cliente. É um número sequencial gerado automaticamente pelo sistema e não poderá ser alterado.
2.2. Status: Refere-se à situação do cadastro do cliente. Exemplos: Ativo, Inativo, Bloqueado.
2.3. Data de Cadastro: Refere-se à data em que foi salvo os dados de um novo cadastro (data atual). Não pode ser alterada pelo usuário.
2.4. CPF/CNPJ: Refere-se ao número do CPF para o cadastro de pessoas físicas e o número do CNPJ para os dados do cadastro de uma pessoa física. A validação desse campo deve identificar o número de dígitos numéricos informados pelo usuário (11 para PF e 14 para PJ). Em função do número de dígitos numéricos, deve ser feita a validação do CPF/CNPJ, apresentando mensagem de erro ao usuário quando inconsistente. A validação consiste também em remover todos os caracteres não-numéricos e reformatar a máscara do campo (nnn.nnn.nnn-nn p/ CPF e nn.nnn.nnn/nnnn-nn para CNPJ) caso essa seja informada incorretamente pelo usuário (ou seja, se o usuário informar os 11 ou 14 dígitos do CPF/CNPJ corretamente o sistema deve validar e aceitar, corrigindo a máscara quando necessário).
2.5. Tipo de Cliente: Refere-se ao relacionamento principal do cliente com a empresa. Mesmo embora uma empresa (pessoa jurídica) possa ser cliente e ao mesmo tempo fornecedora da AWD, o usuário deverá selecionar o tipo que for mais relevante. Exemplo: Se uma empresa é cliente geradora de uma receita de R$ 500,00 mensais, mas ao mesmo tempo fornece R$ 50.000,00 por mês em equipamentos e dispositivos de segurança, considera-se essa empresa como tipo “fornecedor”.
- Nome da tabela relacionada: TIPOCLIENTE. Campos: Código do Tipo de Cliente, NomeTipoCliente.
2.6. Nome/Razão Social: Refere-se ao Nome do cadastro de cliente pessoa física ou à Razão Social do cadastro de cliente pessoa jurídica (sugere-se que seja informado a razão social da empresa conforme consta no site da Receita Federal).
2.7. E-mail Principal: Refere-se ao e-mail principal do cliente. Será este e-mail que será utilizado como login no sistema.
2.8. Nome Fantasia: Obrigatório apenas no caso de cadastro de pessoas jurídicas. Caso seja informado no cadastro de uma pessoa física a informação deverá ser ignorada (salvar branco). Sugere-se que seja informado o Nome Fantasia conforme consta no cadastro CNPJ do site da Receita Federal.
2.9. CEP: Refere-se ao CEP do cliente. Este campo ao ser informado pelo usuário, deve disparar uma consulta ao site dos Correios e preencher automaticamente os campos endereço, bairro, cidade e estado. Quando não informado, o sistema deverá usar além destes campos, também o campo número para efetuar uma pesquisa no site dos correios e retornar desta pesquisa o número do CEP com base no endereço informado.
2.3. Tipo do Imóvel: Refere-se ao tipo do imóvel localizado no endereço informado.
- Nome da tabela relacionada: TIPOIMÓVEL. Campos: Código do Tipo do Imóvel, NomeTipoImóvel.
2.4. Endereço: Campo que contém 2 informações: Tipo do Logradouro e Nome do Logradouro. A primeira palavra determinará o Tipo do Logradouro e o restante, o Nome do Logradouro. Este campo necessita ser validado: o Tipo do Logradouro informado não pode ser diferente dos Tipos de Logradouros dos Correios.
2.5. Número: Campo obrigatório. Quando o imóvel não possuir número, deve ser informado zero.
2.6. Complemento: Campo opcional que determina a sublocalização do imóvel (número do apartamento, imóvel, etc).
2.7. Bairro/Cidade/Estado: Estes campos devem ser atualizados automaticamente a partir do CEP quando este for informado. Quando o CEP não for informado, estes campos deverão ser utilizados, juntamente como campo Número, para encontrar o CEP junto ao site dos Correios.
2.8. Observações: Refere-se à alguma observação importante relacionada ao endereço informado.
2.9.URL Google Maps: Refere-se ao link com a localização onde posiciona o imóvel no Google Maps.
3. Procedimentos:
3.1. Localizar(): O botão “Localizar” permite localizar os cadastros que correspondam aos filtros (campos) informados. Caso não seja utilizado nenhum dos campos de cadastro como filtro, o sistema deverá informar ao usuário que nenhum filtro foi informado e solicitar que o mesmo confirme para dar sequencia ao procedimento. Os cadastros que corresponderem aos campos filtrados serão exibidos na área “Registros Encontrados”. Os campos devem ser exibidos na mesma ordem como são exibidos na tela (de cima para baixo, da direita para a esquerda).
3.2.Novo(): O botão “Novo” simplesmente limpa a tela e posiciona o cursor no campo “Número” para que o usuário inicie o preenchimento dos dados de um novo cadastro.
3.3. Salvar(): O botão “Salvar” salva dos dados informados pelo usuário. O sistema necessita identificar se está sendo feita uma alteração de um cadastro já existente (pesquisar existência do CPF/CNPJ) ou se está sendo feito um novo cadastro (novo CPF/CNPJ).
3.4. Excluir(): O botão “Excluir” tenta excluir o cadastro informado. O banco de dados não pode permitir a exclusão em cascata, de forma que, se ocorrer erro ao tentar excluir um cadastro, o sistema deve verificar o tipo de erro (dados relacionados em outras tabelas) informar que em função de dados históricos associados, sugere-se que o usuário Inative o cadastro em vez de Excluir.
3.5. Imprimir(): O sistema irá imprimir uma lista dos registros encontrados após execução do procedimento 3.1.
3.6. Copiar(): O sistema deverá copiar para a área de transferência, no formato planilha, a lista dos registros encontrados após execução do item 3.1 (deve ser copiado de forma que ao colar ao excel os dados sejam separados por colunas tal como na área de “Registros Encontrados”.
3.7. Exportar .CSV: O sistema irá exportar uma lista dos registros encontrados após execução do item 3.1. (lista de clientes relacionadas na área Registros Encontrados).
3.8. Contatos(): Exibe na área “Registros Encontrados” um lista dos cadastros relacionados; Habilita os botões “Adicionar” e “Excluir” (o botão “Editar” ficará desabilitado).
- Nome da tabela relacionada: CONTATOSCLIENTE. Campos: Código Sequencial Único, Código do Cliente (FK campo Número da Tabela CLIENTES), Código do Contato (FK campo Número da Tabela CLIENTES), Tipo de Contato (FK campo Código do Tipo de Contato da Tabela TIPOCONTATO).
- Nome da tabela relacionada: TIPOCONTATO. Campos: Código do Tipo de Contato, NomeTipoContato.
3.8.1. Contatos.Adicionar(): Abre a tela “Cadastro de Contato” para inserção de um registro na tabela CONTATOSCLIENTES. Ao fechar essa tela o sistema retorna à tela atual, atualizando a lista na área de “Registros Encontrados” com o novo contato cadastrado.
3.8.2. Contatos. Excluir(): Abre a tela “Cadastro de Contato” com as informações atualizadas a partir do contato selecionado na área “Registros Encontrados”. Ao confirmar exclusão, o sistema deve retornar à tela atual, atualizando a lista na área “Registros Encontrados” sem o contato que acabara de ser excluído.
3.9. Telefones(): Exibe na área “Registros Encontrados” um lista dos telefones relacionados ao cadastro do cliente; Habilita os botões “Adicionar”, “Editar” e “Excluir”.
- Nome da tabela relacionada: TELEFONESCLIENTE. Campos: Código Sequencial Único, Código do DDD, Número do Telefone, Tipo de Telefone (FK campo Código do Tipo de Telefone da Tabela TIPOTELEFONE).
- Nome da tabela relacionada: TIPOTELEFONE. Campos: Código do Tipo de Telefone, NomeTipoTelefone.
3.9.1. Telefones.Adicionar(): Abre a tela “Cadastro de Telefone” para inserção de um registro na tabela TELEFONESCLIENTE. Ao fechar essa tela o sistema retorna à tela atual, atualizando a lista na área de “Registros Encontrados” com o novo telefone cadastrado.
3.9.2. Telefones.Editar(): Abre a tela “Cadastro de Telefone” para editar o número do telefone selecionado na lista da área “Registros Encontrados”. Ao fechar essa tela o sistema retorna à tela atual, atualizando a lista de “Registros Encontrados” com dados do telefone alterado atualizadas.
3.9.3. Telefones.Excluir(): Abre a tela “Cadastro de Telefone” com as informações atualizadas a partir do telefone selecionado na área “Registros Encontrados”. Ao confirmar exclusão, o sistema deve retornar à tela atual, atualizando a lista na área “Registros Encontrados” sem o telefone que acabara de ser excluído.
3.4. Atendimentos()/Contratos()/Ordens de Serviço()/Orçamentos(): Serão desenvolvidos após a conclusão do módulo Financeiro.
3.5. Financeiro():
3.6. Localização(): Ao clicar nesse botão deverá ser exibido na área “Registros Encontrados” a localização do endereço do cliente no google maps (abrir o plugin dentro da área “Registros Encontrados”).
3.7. Histórico de Alterações(): Toda operação de Inclusão (insert), Alteração (update) ou Exclusão (delete) realizadas sobre o cadastro do cliente (tabela CLIENTE), bem como sobre os CONTATOS e TELEFONES do cliente (tabelas CONTATOSCLIENTE e TELEFONESCLIENTE respectivamente), irá gerar um registro na tabela HISTÓRICOALTERAÇÕES. Ao clicar no botão “Histórico de Alterações”, serão exibidos todos os registros relacionados ao cadastro do cliente na área “Registros Encontrados”.
- Nome da tabela relacionada: HISTÓRICOALTERAÇÕES.
- Campos:
- Data: Data e hora da ocorrência
- Usuário: Nome do usuário que efetuou a operação.
- Operação: Cadastro, Alteração ou Exclusão
- Cadastro: Clientes, Contatos ou Telefones
- CPF/CNPJ: Número do CPF ou do CNPJ do cliente
- Histórico: Quando na operação “Alteração”, salvar todos os campos que sofreram alterações (deve-se validar quais efetivamente foram alterados). Formato: “Campo: DE/PARA”. Exemplo: “Nome Fantasia: Empresa José/Sir Joseph INC; Complemento: Ap208/Segundo Andar” (os campos alterados devem ser salvos sempre na mesma ordem conforme exibidos na tela). Quando na operação de “Exclusão”, devem ser salvos todos os campos do cadastro, porém no formato: “Campo: ValorExcluído”. Quando na operação de “Cadastro”, devem ser salvos todos os campos do cadastro, porém no formato: “Campo: ValorCadastrado”.
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